Cuidados com os olhos no verão: uso de óculos de sol é fundamental

O verão é a estação mais esperada por aqueles que gostam de calor, praia, piscina e atividades ao ar livre. O uso do filtro solar é indispensável para quem deseja aproveitar a alta estação, mas nesse período também é preciso redobrar a atenção com a saúde dos olhos. É nessa época que costumam acontecer muitos casos de problemas como conjuntivites e olho seco, causada pela maior evaporação da lágrima.

Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados, como higienização, uso de óculos de sol e evitar hábitos nocivos que podem causar problemas. “É importante a utilização de óculos de sol com certificação de proteção ultravioleta durante todo o ano e, principalmente, no verão, em que as incidências de radiações são maiores. E também aumentar os cuidados de higiene em ambientes como praias e piscinas, em especial os usuários de lente de contato”, explicou a médica Patrícia Effgen.

Evitar esfregar os olhos e utilizar substâncias que podem ter contato direto com os olhos também estão na lista de cuidados que devem ser adotados. E por falar em praia, a médica lembrou que o contato dos olhos com o filtro solar não é recomendado, pois pode causar irritações oculares.

“Recomendamos que não seja utilizado protetor solar diretamente na pálpebra superior, a fim de evitar alergias e irritações oculares devido ao contato do produto com a superfície do olho, já que há um aumento do suor nessa época. Existem produtos que são específicos para a região ocular”, informou Patrícia.

CRIANÇAS

Assim como os adultos, as crianças necessitam de uso de óculos de proteção solar devido aos efeitos cumulativos das radiações solares. “As crianças permanecem muito tempo na água do mar e da piscina e muitas vezes mergulham com os olhos abertos. Não é recomendado o contato direto dos olhos com a água, que muitas vezes pode estar contaminada. É importante orientar a criança sobre mergulhar com os olhos fechados ou até utilizar óculos de natação”, reforçou.
Dicas para proteger os olhos:
– Use óculos de sol que possuam certificação de proteção ultravioleta;

– Aumente os cuidados de higiene em ambientes como praias e piscinas, principalmente usuários de lente de contato

– Não esfregue os olhos e tomem cuidado ao aplicar protetor solar próximo à região ocular para evitar irritações;

– Se estiver usando lentes de contato, não mergulhe em mar, rio ou piscina;

– Não use nenhum colírio ou pomada sem orientação médica;

– Evite o contato direto dos olhos com a água, que muitas vezes pode estar contaminada. É importante os pais orientarem a criança sobre mergulhar com os olhos fechados ou até utilizar óculos de natação.

– Procure orientação médica em casos de vermelhidão, dor, lacrimejamento, intensa fotofobia (aversão à luz).

Fonte: Es Hoje

 

Leave a Reply