Verão e sol: óculos escuros não podem faltar

Cuidar da saúde dos olhos é tão importante quanto dar a devida atenção ao corpo. No verão, um dos itens mais essenciais é o par de óculos escuros. As opções são muitas, basta escolher aquele que melhor atenda seu gosto.

Uma opção para quem curte os modelos clássicos é o bom e velho aviador. Agora, se você gosta de uma pegada mais fun, as lentes espelhadas podem deixar o seu verão ainda mais colorido. O importante é estar atento à qualidade das lentes, para que os raios solares não prejudiquem a visão.

O uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, pode prevenir doenças causadas pela exposição frequente e prolongada ao sol, tais como: progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. Especialistas alertam sobre o uso de modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade, pois estes produtos podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar.

Outros cuidados que podem ser tomados para proteger os olhos são: não usar lentes de contato na piscina; fazer compressas com soro fisiológico caso os olhos fiquem irritados devido à água do mar, piscina ou exposição ao sol; e evitar passar protetor solar na região dos olhos. E, em caso de vermelhidão ou outra irritação nos olhos, procurar um oftalmologista para que o profissional possa dar o diagnóstico preciso.

Para quem prefere compras online, algumas lojas fornecem opções como “espelho virtual” para experimentar os óculos, outras dão a opção de experimentar em casa e devolver o que não serviu sem custo.

Fonte:Correio do Estado

Leave a Reply