Sou Verão alerta sobre os cuidados com os olhos no verão

Grande parte da população na sabe, mas a preocupação com o uso de lentes adequadas nos óculos escuros representa proteção indispensável para a saúde dos olhos. De acordo com especialistas, o uso de óculos de sol com lentes que tenha filtros UV e o uso correto de lentes de contato para idas a praia e piscina são alguns dos cuidados necessários nessa época do ano.

Segundo o Dr. Marco Polo – médico oftalmologista na Clínica DayHorc, “A luz ultravioleta é uma das radiações solares mais nocivas para os olhos, por isso devemos nos preocupar sempre com a proteção completa e adequada dos óculos que usamos, uma vez que esse tipo de luz pode causar o surgimento de câncer de pele ao redor dos olhos, pterígio e até cegueira”, explica.

Outro aspecto importante alertado pelo Dr. Marco Polo é o cuidado com a estrutura do olho conhecida como cristalino, que, se muito exposto ao sol, pode ocasionar o surgimento de catarata precocemente nos pacientes. “Para os pacientes de mais idade, o acumulo de radiação ultravioleta no decorrer da vida, pode causar o surgimento de degeneração macular, se tornando uma das causas de sua baixa visão na velhice”, afirma o oftalmologista.
Entre os usuários de lentes de contato o alerta é também indispensável, uma vez que o cloro, a areia da praia ou a falta de higiene adequada podem causar úlceras e inflamações. O uso dos produtos corretos e o cuidado com a limpeza das lentes tornam-se essenciais para a saúde oftalmológica.

Para quem pratica esportes e não abre mão de exercícios ao ar livre, a lente de contato é um excelente aliado, no entanto a atenção para sua estrutura, adaptação e higiene garantirão que o verão comece bem e termine sem nenhuma surpresa desagradável.

 

Sobre o Sou Verão

Esportes, música e diversão estão entre as ações propostas pelo projeto Sou Verão – projeto do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed. Com atividades esportivas programadas para acontecer em 8 edições – sendo quatro na Ribeira, nos dias 2 e 9 de dezembro e nos dias 6 e 20 de janeiro, e quatro na Barra, dias 16 e 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro – as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita com inscrições feitas na hora e no local.

 

Fonte: Correio 24horas

 

Leave a Reply