Quando os óculos solares são mais do que um estilo

O acessório é essencial para proteger a saúde dos olhos!

óculos de solNa hora de escolher os óculos de sol, o que menos importa são as cores das lentes ou do material da armação. Isso porque, quando o assunto é proteção, de nada adianta levar em conta apenas a aparência do produto.

A exposição solar frequente e prolongada causa diversos problemas de saúde, inclusive para os olhos. “Os mais comuns são lesões na retina, fotofobia, pterígio, aumento da progressão da catarata, da degeneração macular e de tumores na córnea e na conjuntiva”, detalha a médica e consultora da Óticas Diniz – maior rede de varejo óptico do Brasil – Dra. Liane Iglesias.

Por isso, o uso de óculos escuros em todas as fases da vida é fundamental para proteger a visão contra os raios ultravioleta que penetram nos tecidos oculares. “Pois ajuda na diminuição da quantidade dessa radiação que estamos expostos diariamente, até mesmo no inverno, e que agridem os olhos sem percebermos”, explica a especialista.

É preciso estar atento ao escolher o óculos de sol ideal, já que nem todos possuem a proteção adequada. O selo que atesta a proteção UVA/UVB e o certificado de procedência e garantia comprovam a qualidade do produto, o que é excelente para a saúde ocular.

A recomendação é que esse tipo de acessório tenha lentes cinza, verdes ou marrons que filtram mais de 75% da luz visível. “Muitos pensam que quanto mais escuro, melhor. Mas, o que realmente importa é a lente estar protegida com filtro solar, independentemente da cor”, destaca a Dra. Liane.

Ainda segundo a especialista, é possível colocar a película em óculos de grau. “O acessório também pode ser graduado para quem precisa dele para enxergar melhor de perto ou de longe. No entanto, é fundamental ter certeza de que a lente é original e está com o grau e o filtro solar corretos”.

Em geral, as lentes dos óculos escuros, inclusive os graduados, proporcionam formas de proteção diferentes, que variam conforme suas cores. Âmbar e marrom, por exemplo, são ideais para míopes e hipermetropes. Já as castanhas, cinzas e verdes são indicadas para os idosos.

óculos de solAs lentes cinzas ainda são voltadas para quem possui astigmatismo e hipermetropia, pois reduzem o brilho sem alterar as cores naturais mesmo sob luz solar intensa, enquanto as azuis oferecem um grande conforto no uso do computador porque eliminam os tons vermelhos e azulados.

“As lentes amarelas têm ótimo contraste em condições de pouca luz, mas podem ser um pouco irritantes se usadas diretamente sob a luz solar. Daí a importância de consultar um médico oftalmologista para orientar o melhor tipo de lente para cada pessoa”, garante a médica.

Procurar uma ótica de confiança ao adquirir óculos escuros, inclusive graduado, é o primeiro passo para garantir a proteção dos olhos. “Não adianta nada economizar ao comprar o acessório em camelôs, bancas ou lojas de produtos sem procedência, se a sua visão estiver em perigo permanentemente”, conclui a especialista.

Matéria disponível no Portal Nacional de Seguros

Leave a Reply